quarta-feira, outubro 17, 2012

[Livro] Cinquenta tons mais escuros, de E. L. James

"Cinquenta tons mais escuros" é o segundo volume da trilogia da escritora E. L. James, iniciada com o badaladíssimo "Cinquenta tons de cinza". Parece natural mas não custa ressaltar que o leitor deve ler os livros em ordem, sob pena de não entender nada do que está se passando.

Quando "Cinquenta tons de cinza" foi lançado gerou um burburinho imenso, atraindo milhões de leitores mundo afora. Apesar da narrativa e do enredo relativamente pobres, a novidade e os trechos eróticos light foram capazes de manter o interesse. O segundo volume - "Cinquenta tons mais escuros" - naturalmente deveria ter um algo a mais, visto que o tema já não era mais novidade para os leitores do primeiro livro, que mal puderam esperar seu lançamento.

Acredito que de certa forma a autora conseguiu criar novos focos de interesse na estória de Christian Grey e Anastasia Steele. O principal deles foi o "aparecimento" de novos personagens, alguns deles bastante intrigantes e interessantes. Outro destaque que eu faria é o de que a autora conseguiu até agora manter a coerência em relação à vida e ao estilo de Grey, o que passa ao leitor uma sensação de veracidade.

Em relação à temática BDSM, o personagem Christian Grey dá uma aliviada imensa neste segundo livro, apesar de retomá-la nos últimos capítulos. Não podemos dizer o mesmo do conteúdo erótico, que continua presente em quase 9 de cada 10 parágrafos do texto. 

Para leitores acostumados com uma literatura mais clássica e de mais qualidade, em certos momentos a pobreza da narrativa e do vocabulário saltam aos olhos, tornando cansativa. Mas isso não é um defeito em si. Quem pega um livro para ler, deve ter pelo menos uma noção do que se esperar dele. Ressalto novamente que, para este tipo de livro, os capítulos são demasiadamente longos. Indico para aqueles que buscam uma leitura simples, leve e de entretenimento. E também para aqueles que buscam algo bem mais interessante do que a simples (apesar de prazeirosa) leitura de um livro.  

Nenhum comentário:

Estou lendo ...