segunda-feira, julho 30, 2012

[Livro] O Brasil através das três Américas, de Beto Braga

Antes de mais nada é necessário tecer elogios pelo primoroso trabalho da Canal 6 Editora. Desde a belíssima capa dura que se encaixa até o papel utilizado, de excelente qualidade e textura agradabilíssima.

"O Brasil através das três Américas" narra a aventura de três brasileiros que, durante dez anos, cruzaram as Américas a bordo de dois Fords modelo T, com o sonho de mapear e viabilizar uma estrada que unisse todo o continente.

O autor, com muita propriedade, insere fatos e personagens históricos importantes, sempre relacionados com o momento em que a viagem se encontrava. O riquíssimo acervo fotográfico é um destaque indiscutível.

O livro começa com um bom ritmo, trazendo à tona várias curiosidades sobre os aventureiros, seus carros e a viagem. O problema é que, à medida que as páginas avançam o texto perde esse ritmo, tornando-se no final, um simples relato de datas, locais e nomes. Imperdoável também o desfecho, com pouquíssimos detalhes sobre a vida dos três brasileiros após o fim da viagem. Além disso, a natural curiosidade de como evoluiu (ou não) a ideia da grande "Carretera Panamericana" vira uma frustação, com pouquíssimas informações a respeito.

O ponto forte da obra acaba sendo realmente as fotos, o que torna o livro uma boa opção para ficar à mostra, disponível para uma folheada rápida e curiosa. 

Nenhum comentário:

Estou lendo ...