quarta-feira, julho 11, 2012

[Livro] Como se defender de ataques verbais, de Barbara Berckhan

Quantas vezes você já se deparou com uma ofensa, ficou petrificado e mudo diante da situação e depois se martirizou por não ter falado nada? Algumas pessoas, ao invés de ficaram caladas acabam exagerando, sendo mal educadas e perdendo totalmente a razão. Independente da forma como reagimos às agressões verbais, na maioria das vezes acabamos consumindo nossa energia, ficando nervosos e estressados e dando ainda mais poder ao agressor.

Considerando a praticamente infinita combinação de situações e perfis das pessoas com as quais lidamos, seria impossível criar um manual de instruções sobre como agir diante das agressões. O segredo de "Como se defender de ataques verbais" é não tentar ser esse manual completo e definitivo. O livro pode ser considerado autoajuda, mas não abusa dos lugares comuns e frases bonitas. É prático e objetivo.

Naturalmente mais indicado para pessoas com dificuldade em lidar com situações desse tipo, "Como se defender de ataques verbais" é um livro curto e fácil de ler. A leitura flui naturalmente diante dos vários exemplos e situações práticas. Deixa claro que cada pessoa deve usar a estratégia que mais lhe convém e que mais combina com sua personalidade. Sugere diversas abordagens sem estabelecer a regra do certo e do errado. Impera o bom senso, mas não há como negar que certas "sacadas" são extremamente úteis.

Importante mantê-lo sempre a mão para consultas, principalmente antes de reuniões e negociações importantes. Acredito ser interessante relê-lo periodicamente, fazendo com que as dicas sejam memorizadas e utilizadas de forma natural em nosso dia a dia.

Nenhum comentário:

Estou lendo ...